---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Campanha de prevenção ao Tracoma é realizada nas escolas

Publicado em 03/07/2019 às 07:51 - Atualizado em 03/07/2019 às 07:51

A Secretaria de Saúde do Município realizou nesta terça-feira (02), avaliações para identificação de tracoma nos estudantes de 05 a 09 anos de ambas as escolas do município. A campanha tem o objetivo de esclarecer sobre os sinais e sintomas da doença, além de identificar casos e aplicar o tratamento precoce e imediato evitando agravamentos. 

“O tracoma quando não tratado pode levar a cegueira, pois causa lesões em partes importantes da visão, algo que pode ser evitado com a identificação inicial do problema e o tratamento imediato”, explica a responsável técnica pela Gerência de Agravos de São Miguel do Oeste, Andreia Lopes, que esteve auxiliando nos trabalhos desenvolvidos no município de prevenção ao tracoma. 

Conforme Andreia, a situação no município é favorável. “Está sendo feito um ótimo trabalho anualmente aqui, então o índice de casos vai gradativamente diminuindo, tanto que até o momento identificamos um percentual bem pequeno de casos no município”, salienta. 

As crianças identificadas com tracoma serão tratadas juntamente com os familiares. Segundo Andréia, não é considerada uma doença grave quando tratada corretamente através de medicamentos oferecidos gratuitamente pelo  município. 

A enfermeira da Unidade de Saúde, Elisangela Salvador, que coordenou a campanha, chama atenção para os cuidados na prevenção do tracoma. “É importante lavar o rosto com sabão e água limpa e não coçar os olhos. Além de não usar toalhas ou lenços de outras pessoas e evitar que as crianças durmam na mesma cama. Por isso a higiene é fundamental para evitar esta doença”, explica.  

Elisangela chama atenção para o trabalho desenvolvido no município de prevenção a doenças do tipo. “Temos essa preocupação constante em aplicar as campanhas com eficiência para tornar o nosso município livre destas doenças. Contamos sempre com o empenho de nossa equipe e da colaboração da população para atingir nossos objetivos”, concluiu.