---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Prefeito Ade fala sobre o ano de trabalho do Governo Municipal

Publicado em 07/01/2019 às 08:25 - Atualizado em 07/01/2019 às 16:00

Entrevista do ano
Créditos: Cleber Coelho Cagol Baixar Imagem

Passados dois anos do mandato do Prefeito de Coronel Martins, Ademir Madella, realizamos uma conversa com ele abordando os principais assuntos referente as ações do Governo Municipal em 2018. Madella, fala sobre a intensificação dos trabalhos realizados nos mais diversos setores da Administração e sobre o planejamento financeiro que zerou a dívida com fornecedores deixada pela Administração anterior.

Em nossa primeira entrevista de avaliação de seu governo realizada em 2017, a principal preocupação era de como solucionar a situação financeira do município, que na época tinha mais de 1,5 milhões em dívidas. Qual é a situação no momento?

ADE: Realizamos um planejamento minucioso de recuperação financeira e do crédito de nosso município. Com isso, conseguimos zerar as dívidas com fornecedores que herdamos da Administração anterior, mas foi um trabalho que exigiu muita dedicação, experiência e economia, pois, por praticamente dois anos tivemos que trabalhar com o mínimo de recursos e atender da melhor maneira possível as necessidades de nossa população, colocando em ordem todos os setores da Administração Municipal e mantendo todas as contas em dia referente aos anos de 2017 e 18.

Falando sobre recursos, acompanhamos que em 2018 não foi um bom ano em relação a contribuição do Estado com os anseios do município.

ADE: Justamente, tivemos diversas situações onde solicitamos ajuda financeira do Estado e o retorno sempre foi negativo, a exemplo da situação de emergência decretada no início do ano devido os estragos causados pela chuva, onde foram registrados inúmeros prejuízos no interior do município com pontes, bueiros e estradas. A situação foi tão grave que o estado reconheceu a emergência de nosso município, mas não destinou recursos para ajudar na recuperação dos estragos. Outro ponto foram as melhorias solicitadas na SC 482, tanto na parte asfaltada quanto na de chão, mais uma vez tivemos a negativa do estado. Sendo assim, vendo que a situação não poderia ficar como estava, agimos por conta própria. Realizamos uma operação tapa buraco no asfalto e colocamos nossas máquinas para fazer uma intensa recuperação da SC na parte de chão, trabalho que ainda está em andamento. Uma responsabilidade do Estado que assumimos  por conta e risco a fim de atender aos pedidos de nossa população.

Mudando de assunto, o ano foi marcado por muitos eventos em Coronel Martins, esta sempre foi uma marca de suas administrações, não é mesmo?

ADE: Também é papel do Governo Municipal promover momentos de entretenimento e diversão para a população, isso contribui para o envolvimento maior entre a comunidade atrelando laços de amizades, aumentando também a auto-estima dos munícipes que vem a cidade movimentada e em clima festivo. A exemplo do que foi feito nos 26 anos de Coronel Martins, onde voltamos a festejar essa importante data que é o aniversário de nosso município. Além de uma programação diferenciada de final de ano que sem dúvidas entrou para a história como um dos melhores natais já promovidos pelo Governo Municipal. Destaco aqui outros momentos importantes como a Noite Cultural, Copa do Agricultor, entre outros que foram um grande sucesso e contaram com uma grande participação de nossa população.  

E a Fexpocel terá uma reedição neste ano?  

ADE: O que precisa ser feito é um estudo de viabilidade da realização da feira. Quando criei a Fexpocel no passado, era um evento muito importante, mas hoje precisamos avaliar se os investimentos necessários para realização de uma grande festa não irão afetar o andamento dos trabalhos essenciais no município,  a exemplo do que já aconteceu com a realização da última Fexpocel promovida pelo Governo anterior, que demandou de um grande custo que refletiu até mesmo para nossa Administração posteriormente, onde tivemos casos de empresas que processaram e cobraram na justiça os serviços prestado durante aquela fexpocel e que a Administração da época deixou de pagar. Claro que quando nós realizamos a Fexpocel sempre foi em cima de um planejamento minucioso dos investimentos para evitar este tipo de constrangimento e complicações, mas temos sugestões de eventos alternativos para a comemoração dos 27 anos do município.

O senhor já disse em outras oportunidades que Saúde é prioridade de seu Governo, como estão os trabalhos neste setor?

ADE: Saúde sempre será prioridade em nosso Governo, tanto que atualmente temos mais de 600 itens de medicamentos disponíveis à população, situação bem diferente da que encontramos quando assumimos o governo.  Além do mais, zeramos as filas de consultas e exames de média e alta complexidade, até mesmo as que não seriam de responsabilidade do município, a exemplo das ressonâncias. Adquirimos também um novo veículo com recursos próprios para o setor que será usado no transporte de pacientes dando maior comodidade e conforto, além das manutenções de toda a frota de veículos. Também melhoramos o espaço de atendimento ao público com reformas na Unidade de Saúde, ampliando o número de banheiros e a acessibilidade de cadeirantes, idosos e paciente com mobilidade reduzida.  Todo esse trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde é resultado de um planejamento eficiente diante das necessidades de nossa população. Destaco aqui também todos os projetos externos realizados pela Secretaria de Saúde, a exemplo das parcerias com o Sesc Saúde e Sesc Móvel onde foram promovidas ações voltadas ao bem estar e qualidade de vida de nossa população.

E nas secretarias de Obras e Agricultura?

ADE: Investimos forte na revitalização e melhoria das vias rurais. Muitas comunidades já passaram por uma verdadeira transformação, com abertura das estradas e sarjetas, cascalhamento de longos trechos, troca de tubulações entre outras ações. Este é o diferencial do trabalho que está sendo feito neste setor e isso exige mais tempo de serviço, pois também é mais complexo. Temos que destacar que o planejamento financeiro possibilitou a terceirização de horas máquinas para agilizar os trabalhos de recuperação das estradas. Outro ponto foi a recuperação do trator de esteiras, que estava abandonado, e agora está sendo essencial para a realização destes trabalhos. Quanto a Agricultura, estamos novamente no período de produção de silagem, onde mais de 250 propriedades devem ser atendidas pelo Governo Municipal, sendo que também terceirizamos parte do serviço para melhor atender aos nossos agricultores, uma vez que traz mais agilidade para os trabalhos e mais economia para os cofres públicos, foi uma das maneiras que utilizamos para equilibrar as contas do município. Outros serviços neste sentido foram realizados, a exemplo da distribuição de adubos, calcário e o serviço de gobie e plantio. Destaco também os cursos e capacitações oferecidas pelo Governo Municipal, como de inseminação artificial, produção de silagem e pastagens e manutenção de máquinas. Outra conquista para o setor foi o custeio de 100% do valor do nitrogênio, onde passamos a disponibilizar o produto de forma gratuita aos nossos agricultores. Além do mais, foram distribuídos oito botijões de armazenagem do produto nas comunidades do interior para beneficiar um número maior de agricultores.

O esporte de Coronel Martins também teve muito destaque neste ano que passou.

ADE: Exatamente, nossos meninos da Escolinha da Chapecoense, projeto mantido pelo Governo Municipal, fizeram muito bonito, ficando campeões em torneios regionais e levando o nome de nosso município para toda a região. Mais importante que isso são os benefícios desse projeto aos nossos jovens, que passam a ter a oportunidade de sonhar com um futuro no esporte, além dos benefícios para a saúde que são inúmeros. Tivemos também competições municipais, tanto de futebol quanto de vôlei e isso teve um retorno muito positivo de nossa população que participaram das competições. Destaco os investimos no setor, com melhorias no Ginásio de Esporte, onde foram trocadas as lâmpadas para de LEDs, trazendo uma economia grande de energia e deixando o ambiente mais iluminado. Ampliamos o espaço coberto no campo municipal, com churrasqueira e o ambiente de confraternização entre os atletas, além das melhorias no gramado e a disponibilidade de  materiais em geral necessários para realização das competições.

O senhor citou a questão das crianças, e os investimentos no setor de Educação?

ADE: Trabalhamos muito pela qualidade de ensino de nossas crianças, no desenvolvimento cognitivo e pessoal delas. Neste ano que passou investimos na aquisição de novos uniformes escolares para todos os 249 alunos da rede municipal de ensino e  desde o início de nosso governo realizamos melhorias na frota de veículos usados no transporte escolar, além de manter as revisões em dia. Destaco também a parceria com a Polícia Militar na realização de mais uma edição do Proerd, levando até as salas de aula o debate sobre violência e as consequências do uso de drogas e afins. Realizamos também parceria com o SESC, trazendo novas formas de diversão aliada ao aprendizado para os alunos do município, a exemplo do caminhão do SESC MÓVEL.

E o incentivo a economia local, quais foram as ações do Governo Municipal?

ADE: Neste ano voltamos a realizar a campanha da nota premiada, uma ação importante realizada em conjunto com a Associação Empresarial e que buscou incentivar o consumo no comércio local, onde foram sorteados inúmeros prêmios a população. Retomamos os investimentos na área industrial, local que ficou abandonado pela Administração anterior. Implantamos uma rede de energia trifásica no local para que as empresas interessadas possam se instalar e gerar emprego em nosso município.

O que marcou seu Governo em 2018?

ADE: A continuidade do projeto de recuperação financeira e estrutural de nosso município. Assim como citei anteriormente, realizamos um efetivo e eficiente  trabalho de ajuste das contas públicas e intensificamos as melhorias que já vinham sendo aplicadas desde o início de nosso governo em todos os setores da Administração.Quero destacar aqui também a força de nossa equipe de trabalho, onde temos pessoas competentes e dedicadas em fazer o melhor para nossa população. Desde o início de nosso governo isso tem sido fundamental para que o trabalho aconteça. Tanto eu, quanto o meu vice, Fabiano Joton, estamos sempre em sintonia com nossa equipe e acompanhando tudo o que está sendo feito. Trabalhamos em conjunto para que o resultado seja sempre positivo. Esta também é uma das marcas de nosso governo neste ano que passou.

Para encerrar nossa conversa, uma mensagem a população.

ADE: O ano que passou foi de muito trabalho e de muitas ações desenvolvidas em nosso município. Recuperamos a auto-estima de nossa população, melhorando o lugar onde vivemos e transformando o clima no município, voltando a otimismo da população em relação ao Governo Municipal, pois os trabalhos estão sendo feitos e a população está acompanhando toda essa transformação. Para esse ano que está começando, podemos garantir que faremos ainda mais por Coronel Martins. Mas neste momento também quero agradecer a todos que colaboram e trabalham em conjunto por um município melhor. Para encerrar, desejo um santo e abençoado ano que está começando a todos os municípios de Coronel Martins.