---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Ervas medicinais em debate durante conversa promovida pela Secretaria de Saúde

Publicado em 24/08/2018 às 13:54 - Atualizado em 24/08/2018 às 13:56

Plantas medicinais são debatidas em palestra
Créditos: Cleber Coelho Cagol Baixar Imagem

Dona Helena Turmina cultiva no jardim da casa uma flor conhecida como “Mão de Deus”, mas não fazia ideia dos benefícios medicinais que aquela plantinha, de características semelhante ao girassol, possui.  Foi só durante a conversa sobre plantas medicinais realizada na manhã desta sexta-feira (24), pela Secretaria de Saúde de Coronel Martins, que ela descobriu o potencial da planta contra inflamações no organismo.

Assim como dona Helena, um grupo de pessoas do município adquiriu um aprendizado enorme sobre o assunto através dos conhecimentos repassados durante a palestra ministrada pelo especialista em plantas medicinais, Alésio do Passos Santos e pela farmacêutica bioquímica e especialista em plantas, Viviane Corazza. Ambos fazem parte da equipe do deputado estadual Padre Pedro Baldissera e atuam em todo o estado orientando sobre o uso de plantas medicinais.

“Buscamos ressaltar o potencial medicinal das plantas que já existem na comunidade, além das contraindicações e classificações das plantas. Também orientamos sobre para o que serve cada uma delas. Enfim, foi um assunto abrangente que buscamos tratar de maneira mais clara e descontraída para que todos absorve-sem essas informações”, explica Alésio.  

O prefeito Ade acompanhou a conversa e interagiu com grupo presente durante o aprendizado. “Muitos conhecimentos que temos sobre o uso de plantas medicinais vêm de  nossos pais e avós. Porém, ainda usamos pouco do potencial de tratamento e cura que essas plantas têm. Por isso é importante despertar o interesse de nossa população através destas conversas para que isso acabe se tornando usual e resulte em benefícios para a saúde das pessoas”, destaca Ade.  

A enfermeira da Unidade de Saúde de Coronel Martins, Elisangela Salvador, destaca as ideias, experiencias e vivencias repassadas pelos especialistas as pessoas do município. “Tudo o que foi aprendido aqui será propagado por quem esteve presente e isso é muito bom, pois o uso de plantas medicinais é muito benéfico. Por isso estaremos trabalhando para consolidar esta ideia aqui no município”, enfatiza.

Durante a palestra foi formada uma comissão que estará estudando alternativas para implantar no município farmácias de plantas medicinais. O próximo passo, conforme Elisangela, será visitar municípios que já possuam este sistema para entender como acontece e copiar ideias que já deram certo.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar