Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco
-
Bem-Vindo ao Município de Coronel Martins
A primeira ocupação, denominada Tiburcio de Lima, foi de população cabocla, nativa brasileira, que vivia da lavoura, roças queimados e suínos soltos. A evolução do povoado, já denominado de Fazenda Pedra Branca, deu-se com a principal imigração, a italiana, e os alemães, de modo especial com a colonização em 1952.
O local ainda chamado de Pedra Branca do Saudades ou simplesmente Pedra Branca, iniciou sua história político-administrativo passando a categoria de 4º Distrito de Xaxim, criado então pelo prefeito Luiz Lunardi. O nome de Coronel Martins foi em homenagem à família Lustosa Martins de Clevelândia PR, proprietária de muitas terras na região.
Mesmo que oficialmente tenha mudado de nome, o local sempre foi conhecido e carinhosamente chamado de pedra Branca que passou a pertencer ao município de São Domingos em 1962.
Em 1992 foi criado o Município de Coronel Martins, pela Lei nº 8551 de 30 de março de 1992, desmembrando-se do Município de São Domingos. Sua instalação deu-se em 1º de janeiro de 1993. Sendo que o primeiro Prefeito Eleito foi o Senhor Leonildo Siviero (in memorian) com mandato de 1993 a 1996, de 1997 a 2000 Senhor Valdelirio Pertusatti, de 2001 a 2004 Senhor Ademir Madella sendo o mesmo reeleito para o mandato de 2005 a 2008. Senhor Darci Cabral de Medeiros teve o mandato de 2009 a 2012, Atualmente o Prefeito Municipal é o Senhor Dirceu Favretto com o mandato de 2013 a 2016. A Atividade econômica a partir da emancipação político administrativa através de incentivos públicos diversificou a produção com as atividades de avicultura de corte, leite, piscicultura, laranja, erva mate e reflorestamento.
Coronel Martins é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua população estimada pelo IBGE em 2013 era de 2.520 habitantes, sua área territorial é de 107.299.
Arraste widgets para dentro do bloco. excluir bloco
-
Informações Municipais
- Prefeito(a): Moacir Bresolin
- Vice Prefeito(a): Vitorio Manera
- Microrregião: Microrregião do Alto Irani
- Aniversário: 30/03
- Habitantes: 2555 (IBGE/2019)
- Eleitores: 1870 (TSE/2019)
- PIB: R$ 48.944.000,00 (IBGE/2016)
-
Símbolos Municipais
Bandeira
Brasão